Sádicos crimes de guerra - 4


Guerras do Congo

Um jovem soldado rebelde com sua metralhadora em Kalemie, República Democrática do Congo. 
ABDELHAK SENNA / AFP / Getty Images

Uma oferta abundante de diamantes, ouro e cobre pode ser encontrada no Congo -, bem como sangue. 
Diamantes em bruto - Fonte : wikipedia

Perto do final do século 20, o país entrou em guerra civil de décadas, a história angustiante de que foi moldada por crianças-soldados, canibalismo e estupro especialmente em massa.
O uso do estupro era tão difundido e de rotina que a ONU decidiu considerar o estupro um instrumento, não um efeito colateral, da guerra. De fato, um estudo de 2011 do American Journal of Public Health descobriu que até 1,8 milhões de mulheres no Congo foram violadas, com média de 48 mulheres por hora .
Uma mulher cobre o rosto e descreveu seu estupro em 20 de Março de 2006, em Kanyabiyunga, República Democrática do Congo. Ela alega que foi estuprada por três membros das forças armadas, enquanto visitava sua avó. 
Spencer Platt / Getty Images

Se o estupro está destinado a espalhar o medo nas populações locais ou incentivar o abandono da propriedade e o colapso das relações domésticas, como estratégia militar no Congo não discrimina.
São mulheres de todas as idades,vítimas tão jovens quanto 18 meses de idade ou tão antigas quanto a 80 anos. Em alguns casos as genitálias das mulheres são mutiladas e com as suas famílias sendo forçadas a assistir.
O estupro tornou-se normal,escreveu o cineasta Fiona Lloyd-Davies , que passou um tempo no Congo para fazer um filme sobre o estupro lá, “As mulheres contaram como eles esperavam ser estupradas. Não uma, mas muitas vezes, as mulheres que conheci, falou de violações em grupos de três ou quatro vezes. Às vezes era 'apenas' dois soldados, mais frequentemente grupos de homens, 10, 20, uma e outra vez “.
Além das cicatrizes físicas deixadas é uma experiência traumática,com desfigurantes fístulas e DSTs são comuns entre as vítimas de estupros no Congo,o trauma emocional pode ser impossível de superar.
Uma das mulheres Masika Katsuva disse que ela e suas duas filhas foram estupradas por soldados; seu marido foi assassinado na frente dela, e ela foi forçada a comer suas partes íntimas. Mais tarde, quando Katsuva tentou procurar refúgio com a família do marido, ela e suas filhas foram rejeitadas e não tinha para onde ir.
A guerra oficialmente “acabou” com um tratado de paz das Nações Unidas em 2013,mais no entanto,foram mais de cinco milhões de pessoas mortas desde que a guerra começou no início de 1990.
Um ano depois, 39 homens foram levados a julgamento por pelo menos 130 acusações de estupro no município de Minova . Mais de 1000 participantes vítimas entrou no caso, oferecendo testemunho. Cinco meses mais tarde, apenas dois homens foram condenados,para cada violação individual.

Fonte:all-that-is-interesting,wikipedia

Postar um comentário

0 Comentários